Wi-Fi público, especialmente hotspots sem senhas (como em cafés e shoppings), é onde você deve estar sempre usando uma VPN. Quando seu dispositivo se comunica com um ponto de acesso Wi-Fi, não há um feixe de ondas de rádio conectando você ao roteador.
Em vez disso, o roteador e o dispositivo disparam sinais em todas as direções, com a esperança de que o sinal alcance a antena do roteador.
Claro, isso funciona na maior parte do tempo, porque você está lendo este artigo agora mesmo. Mesmo no caso de alguns pacotes não encontrarem seu caminho, o TCP o cobre. O TCP é um protocolo da Internet que garante que cada extremidade da conexão receba todos os pacotes enviados para ela. Se um pacote não chegar, ele será enviado novamente até que a entrega seja concluída.
Como isso se relaciona com VPN?
Bem, como os sinais estão sendo enviados em todas as direções, um hacker com o equipamento adequado, que na verdade não é muito caro, pode coletar esses pacotes sem que você ou o roteador percebam. Geralmente, o Wi-Fi protegido por senha utiliza criptografia que garante que o que os hackers captam seja uma confusão desordenada e inútil que não pode ser remontada. No entanto, o Wi-Fi público geralmente não é protegido por senha, o que significa que você não se beneficia da criptografia. Uma VPN faz isso fornecendo sua própria forma de criptografia que protege contra a espionagem.
A VPN não apenas fornece sua própria criptografia, o que impede que os hackers saibam o que você está fazendo on-line. Eles geralmente contêm outra camada de defesa. Muitas VPNs modernas garantirão que os dados enviados não sejam apenas recebidos, mas também recebidos sem serem adulterados. Mesmo no caso de alguém tentar injetar dados indesejados em um pacote, a VPN deve detectá-lo e protegê-lo desse tipo de ataque.
Se um hacker estiver sentado fora de sua casa, coletando todos os pacotes enviados pelo dispositivo, não há nada que possam fazer com ele.
Apostamos que a sua rede Wi-Fi está protegida por uma senha. Mesmo que você não tenha conhecimento dos benefícios de segurança, ter uma senha simplesmente impede que as pessoas usem sua largura de banda. Os roteadores modernos tornam a configuração e a atualização da senha um processo relativamente fácil, com a parte mais difícil sendo a atualização das senhas em todos os seus dispositivos.
Como você provavelmente tem uma senha configurada para sua rede Wi-Fi, está recebendo a proteção que a criptografia oferece. Se um hacker estiver sentado fora de sua casa, coletando todos os pacotes enviados pelo dispositivo, não há nada que possam fazer com ele. Isso só funciona se o hacker não conseguir adivinhar sua senha, por isso, use uma senha segura.
Um argumento para usar uma VPN em casa é se você não confia em seu ISP. Isso pode acontecer porque você acha que a empresa está espionando você e vendendo seus dados, ou está aproveitando a falta de neutralidade da rede e bloqueando sites, a menos que você pague um extra. De qualquer forma, uma VPN é a solução perfeita, certo?
Bem, na verdade não. Lembre-se, tudo o que uma VPN faz é encapsular seu tráfego com segurança para um servidor, após o qual não há nenhuma camada extra de criptografia protegendo você. Basicamente, o uso diminui o risco do ISP inicial para o provedor da VPN.
Se isso coloca você em uma situação melhor, depende em grande parte do provedor de VPN. Reputáveis - geralmente significando pagos – os serviços VPN são muito bem, porque eles estão ganhando dinheiro com o pagamento. Os provedores de VPN gratuitos, no entanto, geralmente dependem da venda de dados de usuários para cobrir os custos de seus serviços e obter lucro.
Mesmo que você confie em seu provedor de VPN, ainda há outros aspectos a serem considerados. Elas adicionam outra camada de criptografia ao tráfego da Internet, sua latência aumentará e a velocidade diminuirá. Essa é uma compensação aceitável quando você está em um Wi-Fi público ou não confiável, porque um pouco de lentidão vale a pena ser seguro.
Mas ao usar uma VPN em casa, o trade-off não faz quase tanto sentido. Quanto mais distante fisicamente o servidor VPN, maior será a latência e as velocidades mais lentas. Se você tiver a sorte de ter um servidor VPN próximo a sua casa, o impacto será menos perceptível, mas ainda estará lá.
Esse conselho é direcionado ao usuário geral da Internet que está usando uma VPN para manter o tráfego da Internet protegido contra hackers. Em casa, se você estiver usando uma senha forte de Wi-Fi e HTTPS quando estiver disponível, o uso de uma VPN não adicionará muita segurança à sua navegação na Internet. A criptografia Wi-Fi impede que os hackers próximos vejam o que você está fazendo, enquanto o HTTPS protege você até o próprio servidor da web.
É claro que a situação muda um pouco quando você usa uma VPN para segurança e privacidade. Supondo que você tome todas as medidas de direitos para ocultar sua identidade on-line, o uso de uma VPN em casa pode fazer sentido para seu caso de uso. Como você provavelmente está usando um servidor VPN distante para impedir que os serviços on-line obtenham sua localização aproximada, você experimentará uma latência bastante alta e velocidades lentas. Mas se você se preocupa com sua privacidade o suficiente para usar uma VPN 24 horas por dia, 7 dias por semana, o trade-off provavelmente vale a pena para você.