O Facebook e o Google faturam bilhões de dólares vendendo o acesso à mercadoria mais valiosa do mundo: sua privacidade e segurança.
O Facebook afirma regularmente que a publicidade é necessária para manter o Facebook livre para todos. Porém você fornece seu bem mais valioso para essas empresas em troca de serviços que existem principalmente para fornecer publicidade a você.
Você precisa se questionar: minha privacidade e segurança valem a pensar ser informados para as duas empresas citadas?
Interessou-se pelo assunto e quer saber o que pode fazer a respeito? Leia o nosso artigo completo e temos um bônus para você!
Apesar do Facebook e o Google tenham falado sobre mudar suas práticas para respeitar melhor sua a sua segurança e privacidade, vamos citar quatro coisas que eles não querem que você saiba mas que você pode fazer a respeito:
Segurança e Privacidade: Eles sabem muito mais do que você pensa
O Google sabe o que você procura online, para onde você viaja, o que está em sua agenda, de quem você tira fotos, quem são seus contatos, em quais anúncios você clica e o que compra. Surpreso? Para muitos, isso é mais do que seu cônjuge ou parceiro sabe!
O Facebook também não difere muito do Google, só que não precisa adivinhar com base na sua atividade. É que você contou para a empresa! É isso mesmo que está lendo. Você coloca no seu perfil e postou as fotos da sua família em férias. Você marcou o local e todos os participantes. Então o que espera da segurança e privacidade das duas empresas, sendo que uma delas você informa tudo o que você faz?
Tanto o Google quanto o Facebook rastreiam tudo dentro do ecossistema de sua plataforma e, às vezes, até mesmo quando você sai. O Facebook, por exemplo, rastreia qual dos sites de seus anunciantes você visita depois de sair do site, para que possa exibir anúncios quando retornar.
Segurança e Privacidade: Eles fazem o mais difícil possível!
Ambos falaram recentemente sobre dar a você mais controle sobre sua segurnç e privacidade e lançaram atualizações que, segundo eles, foram projetadas para isso. O Facebook tem dezenas de configurações de segurança e privacidade supostamente destinadas a fornecer controle sobre todos os aspectos de sua experiência.
A verdade seja dita, quem exige que você faça tantas mudanças, a maioria das pessoas simplesmente ignora tudo. Isso significa que você provavelmente está usando a configuração de permissão padrão do Facebook para permitir a coleta de informações.
Isso tem consequências reais. Recentemente, foi revelado que mais de 500 milhões de registros de usuários do Facebook foram potencialmente expostos por desenvolvedores de terceiros que tinham acesso a dados pessoais quando foram postados no serviço de computação em nuvem da Amazon sem qualquer segurança ou criptografia. E a empresa é atualmente alvo de uma investigação criminal federal sobre acordos de compartilhamento de dados.
O Google também! Apesar do anúncio recente de que permitirá que os usuários excluam seu histórico automaticamente após três ou 18 meses, você ainda precisa saber que é uma opção, navegar pelas configurações e fazer as alterações.
A maioria das pessoas simplesmente não sabem disso. Na verdade, eles projetam dessa maneira. Eles preferem que você não tome a iniciativa de mudar qualquer coisa sobre o seu relacionamento com eles, porque isso torna mais difícil para eles ganhar dinheiro com a sua segurança e privacidade.
Segurança e Privacidade: Eles poderiam facilitar, mas eles não vão!
Ambas as empresas podem fornecer um simples “opt-in” para coletar suas informações. Isso seria fácil de implementar. Pense em quando um novo aplicativo no seu iPhone quer usar sua localização. Ele precisa pedir permissão e explicar geralmente por que precisa dessas informações. Ele oferece a você uma opção e não pode usar suas informações pessoais sem o seu consentimento.
O Facebook e Google não farão porque não faz sentido para eles. Se todos optassem por não aceitar, ambas as empresas deixariam de existir como empresas lucrativas.
Como o Facebook e o Google existem para gerar lucro para seus acionistas, eles precisam manter o máximo de acesso possível às suas informações pessoais, sem causar um alvoroço. Isso significa que invadir sua privacidade é um grande negócio. Realmente grande negócio.
As duas empresas já são as duas maiores plataformas de publicidade do mundo, e simplesmente não há como evitar o conflito de interesses entre segmentar você por anúncios e respeitar sua privacidade. Não importa a possibilidade de suas informações serem acessadas por maus atores, o Google e o Facebook literalmente se alimentam de sua privacidade.
Conceda crédito ao Facebook por permitir excluir atividades fora do site, para que elas não possam ser usadas para anúncios segmentados, mas, ao mesmo tempo, eles começaram a permitir que os anunciantes segmentem você com anúncios com base em onde você esteve anteriormente.
O que você pode fazer sobre isso?
Você poderia dar o passo dramático: Desligue sua conta do Facebook e pare de usar o Google. No entanto, é provável que você faça o que a maioria das pessoas faz. Nada.
Então, novamente, se proteger sua privacidade é importante para você, existem algumas coisas que você pode fazer. Ambas as empresas oferecem guias sobre como gerenciar suas configurações de segurança e privacidade.
O Facebook tem um artigo de ajuda que cobre as configurações deles, que é um bom lugar para começar. Da mesma forma, o Google orientará você na alteração das configurações de muitos de seus produtos.
Por fim, se você estiver usando o Chrome, saia da sua Conta do Google ao navegar ou use o modo de navegação anônima. Isso impedirá que o Google acompanhe seu histórico de pesquisa e limpe o conteúdo do navegador quando você fechar a janela.
Bônus
Conforme prometido, temos um bônus para você! Obrigado por ler nosso artigo, e agora poderá usar o cupom obrigado25% e ganhar 25% de desconto na assinatura no plano de hospedagem ou na revenda de hospedagem!