Com o avanço da internet, a informação e entretenimento está se tornando cada vez mais dinâmico e repleto de conteúdo, nomeadamente a IPTV. O perfil dos consumidores também se alterou e hoje em dia é possível notar que as pessoas exigem mais qualidade na hora de assistir televisão, assim como preferem uma variedade maior de conteúdo. Mas como conseguir IPTV de grátis?
Antes de dar sequência ao nosso artigo, temos um bônus para você! Basta dar um Curtir ou Tweet nas suas redes sociais para receber o bônus! É de graça!
Mas o que é IPTV?
A popularização cada vez maior da internet banda larga e cada vez mais rápida, propiciaram o surgimento da IPTV, que em português significa Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television). É uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios.
Assim como o sistema VOIP (Voz sobre IP), o IPTV tem como meio de transporte de seu conteúdo o protocolo de internet, conhecido também como IP (internet protocol).
Como funciona a IPTV?
Nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você a recebe via internet. Este serviço exige um conversor (também conhecido como Set-top Box), que transformará o sinal recebido através da internet para que ele possa ser visualizado na tela. As Smart TVs por padrão já possuem essa tecnologia embutida, e é só ativar e configurar o software. O serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 10 mbps.
Conteúdo
O conteúdo exibido na IPTV não é o mesmo de um canal aberto, salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo. É mais provável encontrar canais exclusivos e também transmissão de videos on demand, adquiridos pelos clientes.
Sendo assim, você poderá comprar, acessar sites de filmes, vídeos, música e apresentações de fotos sem que para isso necessite de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão conectada a um serviço de IPTV.
Segurança
Na questão de segurança de conteúdo, há algumas críticas que afirmam que quanto mais a televisão se aproxima do modelo de internet atual, mais inseguro pode se tornar seu conteúdo. Ou seja, violações a direitos autorais. Uma vez que ao comprar uma lista, que não seja credenciada, é a mesma coisa que você estar ouvindo musica no seu PC e transmitir na internet para outras pessoas.
Existem dois sistemas de transmissão vigentes no sistema de IPTV. Um é o CAS em que o sistema é responsável pela decisão de apresentar ou não uma transmissão ao consumidor e o outro sistema é o DRM em que um conjunto de diversas tecnologias permitem ou não a o uso de produtos digitais de áudio, vídeo ou imagem.
Números
Assim como aconteceu com a música, em poucos anos o sistema IPTV deve se tornar mais utilizado do que a própria internet banda larga. O número de usuários de internet banda larga estima-se que atinja mais de 600 milhões de clientes no mundo, o que significa que as previsões acerca do IPTV não são nada despretensiosas.
No Brasil
Devido a algumas objeções legais que impedem a entrada de vez de operadoras de telefone no serviço de TV por assinatura no Brasil, este serviço ainda é bastante incipiente. Contudo, algumas empresas de telefonia já estão entrando neste negócio.
Na internet
Caso você tenha se interessado pelo sistema IPTV, você pode tentar utilizar programas como o VLC para carregar lista de canais. O futuro da televisão, o que não deixa de ser verdade, afinal, é só questão de tempo para que seja concluída de vez a “fusão” entre TV e internet.
Bônus!
Conforme prometido, temos um bônus para você! Obrigado por ler nosso artigo, e agora poderá usar o cupom obrigado25% e ganhar 25% de desconto na assinatura no plano de hospedagem ou na revenda de hospedagem!