Evolução do HTTP de HTTP 1 para HTTP 3
O que é HTTP?
HTTP significa Hypertext Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto). Este é o conjunto de regras usadas na entrega de páginas da web de servidores para seu navegador. HTTP simples significa que os mesmos protocolos são usados em uma camada de criptografia para melhor privacidade.
Aqueles que estão familiarizados com a especificação OSI (Open Systems Interconexions) de Internetworking / Communications, o HTTP é um protocolo de camada de aplicativo. O que significa que não tem nada a ver com as estruturas de hardware ou mídia subjacentes. Isso torna viável melhorar e atualizar a especificação HTTP com o aumento da largura de banda e etc. Você verá como isso acontece em breve!
“HTTP é um protocolo cliente-servidor: as solicitações são enviadas por uma entidade, o agente do usuário (ou um proxy em nome dele). Na maioria das vezes, o agente de usuário é um navegador da Web, mas pode ser qualquer coisa, por exemplo, um robô que rastreia a Web para preencher e manter um índice de mecanismo de pesquisa ”.
Citado da Mozilla
O cliente nesta definição é o agente do usuário. Pode ser um navegador, programa ou qualquer coisa que faça uma chamada para um servidor usando o protocolo HTTP. O servidor web faz a entrega ou a veiculação do conteúdo solicitado. Os proxies coordenam a comunicação entre os servidores da web e os agentes do usuário.
A funcionalidade dos proxies da seguinte forma;
- Cache
- Filtragem (ocultar conteúdo adulto ou bloquear conteúdo com base na região)
- Balanceamento de carga (solicitações diretas para servidores vagos)
- Autenticação (permite que os usuários se comuniquem com servidores diferentes)
- Registro (o registro HTTP é comum para detecção de anomalias e etc.)
- Em HTTP 1 ou (1.1) simplesmente as tarefas acima ocorrem pacificamente.
- Ainda assim, em 2009, um novo protocolo HTTP 2 começou a surgir.
HTTP 2
O HTTP 2 foi proposto para resolver algumas limitações que o HTTP 1 encontrou com os avanços das tecnologias de rede e largura de banda.
- Necessidade de realizar multiplexação: permite solicitações simultâneas por meio da mesma conexão TCP. Ajuda a carregar recursos simultaneamente.
- Permite que os navegadores priorizem qual conteúdo buscar primeiro para carregar a página da web mais rapidamente. Ou para melhorar a velocidade percebida de um carregamento de página.
- Reduzindo o peso do cabeçalho HTTP.
- Push de servidor que permite aos servidores enviar recursos antes que sejam solicitados pelos navegadores da web. Isso torna muito mais curta a viagem de ida e volta para analisar o HTML e recuperar o conteúdo dentro do HTML.
O HTTP 2 oferece uma experiência da Web mais rápida e segura (a criptografia HTTP é aplicada no HTTP 2).
HTTP 3
Este é um protocolo que está chegando. No entanto, foi observado que o YouTube já usa HTTP 3 no navegador Chrome (mas não há certeza sobre os outros).
O que há de novo?
A nova especificação também promete uma experiência web mais rápida, melhor e segura. Mas como?
O HTTP 3 pretende simplificar o handshake TCP (é um handshake de 3 vias, oi, oi de novo, ok, você recebeu o meu oi, parecido.). Resumindo, as conexões são estabelecidas mais rapidamente usando o protocolo QUIC, que também é algo novo. O estabelecimento de conexão aprimorada promete uma melhor migração de conexão que ocorre entre conexões wi-fi e redes móveis e etc. Observe que esta não é a migração de conexão que você vê entre roteadores na mesma rede. Muito complicado e sofisticado.
Por último, o QUIC também tenta atualizar o início lento do TCP, permitindo que altas velocidades sejam alcançadas mais rapidamente. O QUIC tenta aumentar a exponencial da janela de congestionamento para isso. Esta será uma atualização importante para a jogabilidade em casos como Stadia e streaming de vídeo em UHD e superior.
Este pode ser provavelmente o caso do YouTube ser super rápido e reproduzir HD desde o início sem buffer. A especificação perfeita pode ser lançada no final deste ano.
Espero que você tenha gostado de ler nosso artigo sobre HTTP 3. Embora não tenhamos aprofundado nos termos de tecnologia e nos detalhes essenciais, agora você sabe como será a nossa futura Internet.