O que é o Facebook Pixel e como funciona

Muitas pessoas perguntam: “O que é o Facebook Pixel?” Você pode ter ouvido termos como “pixelar seu site” ou “treinar o pixel” e isso pode ser confuso para os profissionais de marketing. Neste post, iremos cobrir o básico do que é o Facebook Pixel, alguns mitos comuns sobre o Pixel e como instalar facilmente o Facebook Pixel no seu site.

O que é Facebook Pixel – o básico

Aqui estão alguns dos principais pontos a serem entendidos sobre o Facebook Pixel.

  • O Facebook Pixel é apenas um pequeno código que você adiciona ao seu site. É muito semelhante ao Google Analytics no sentido de que rastreia o tráfego e também pode rastrear o que esse tráfego faz. Por exemplo, se alguém acessa seu site e, em seguida, faz uma compra ou opta por receber seu boletim informativo, você pode rastrear essa atividade e vinculá-la a um anúncio do Facebook.
  • Cada conta de anúncios do Facebook recebe UM código de pixel base. Você pode instalar esse mesmo código em vários sites.
  • O Facebook Pixel está vinculado à sua conta de anúncios – não está vinculado à sua página do Facebook. Sua conta de anúncios é onde você encontra seu pixel.
  • O Facebook Pixel está localizado na área do Gerenciador de eventos da sua conta de anúncios. O Facebook recentemente reorganizou a estrutura do menu e, na verdade, tornou um pouco mais difícil encontrar o pixel do Facebook no menu de nível superior.
  • O Facebook Pixel rastreia TODOS os acessos ao seu site, mas vincula esse tráfego diretamente a um anúncio, se você estiver exibindo anúncios.
  • Você pode redirecionar anúncios para mostrá-los apenas aos visitantes do seu site, criando públicos e usando esse público em um anúncio. Esta é uma parte importante do que o pixel do Facebook pode fazer por você!

Existem mais algumas nuances em alguns desses pontos básicos sobre o pixel do Facebook que iremos cobrir no restante deste artigo.

Mitos do Facebook Pixel

  • Você precisa criar um novo pixel para cada campanha. Isso não é verdade. Você realmente só precisa instalar o código do pixel base uma vez em seu site (ou em qualquer nova página de destino externa que você possa criar) e, em seguida, certifique-se de que o rastreamento de conversão de pixel esteja configurado. Você pode precisar obter o código para seu evento padrão ou criar uma conversão personalizada.
  • O Facebook Pixel está rastreando tudo o que fazemos em qualquer site. Falso. O Facebook só pode rastrear nossos movimentos em sites que tenham o pixel do Facebook instalado. É assim que o retargeting funciona e o Google e outros anúncios sociais se comportam da mesma maneira.
  • Você não pode instalar o Facebook Pixel em outros sites. Depende. Muitos outros sites permitem que algum tipo de “script” seja instalado neles, por exemplo, Shopify, Webinarjam, LeadPages, Eventbrite, Ticketmaster, Zoom e muito mais. Mas nem todos os sites permitem scripts. Normalmente, você pode descobrir na área Partner Integrations do Facebook ou nos arquivos de ajuda desse site. Sites como o Amazon não permitem que seu pixel seja instalado lá.

Para acessar seu Facebook Pixel, siga estas etapas:

  • Vá para o seu Gerenciador de Anúncios do Facebook. Normalmente, você pode seguir este link para chegar lá diretamente: https://business.facebook.com/ads/manager, mas pode ser necessário realizar uma etapa extra para selecionar a conta apropriada se você gerencia várias contas.
  • Selecione o menu no canto superior esquerdo. Seu menu pode ter a aparência de 9 pontos ou de 3 linhas. Existem várias versões do Gerenciador de anúncios por aí.
  • Selecione Gerenciador de eventos. Novamente, os itens do menu podem ser diferentes, mas este é o mais comum. Você pode vê-lo listado como Facebook Pixel.

facebook pixel

Se você não criou o Facebook Pixel, pode ser solicitado a fazer isso agora. Mas se você já criou e instalou seu pixel, verá o tráfego e todos os eventos que o Pixel está rastreando.

Instalando o Facebook Pixel

Se você precisar instalar o Facebook Pixel em um novo site, é recomendado primeiro verificar se há instruções na área Partner Integrations do Events Manager. Por exemplo, se você tiver um site WordPress, poderá baixar seu plug-in específico do Facebook Pixel para instalar facilmente o Pixel em seu site e poderá adicionar facilmente novos eventos padrão ao seu site usando a ferramenta de configuração.

facebook pixel

Se o seu tipo de site não estiver listado nas integrações de parceiros, você precisará obter o código do pixel base e adicioná-lo à área <head> </head> ou à área de script do seu site.

O código do pixel base está no menu suspenso que diz “Adicionar eventos”. Se você só precisa do seu Pixel ID, que está no lado direito onde diz Pixel. Alguns sites parceiros precisam apenas do Pixel ID para iniciar o rastreamento.

facebook pixel

Em seguida, selecione De um novo site e Instalar o código manualmente.

facebook pixel

Instale o pixel do Facebook manualmente

Em seguida, clique em Copiar código. O código de pixel base inclui o código de evento padrão “PageView” e que irá em todas as páginas do seu site. Se você instalar o código de pixel base na área <head> </head> de seu site principal, ele rastreará todas as suas páginas da web.

facebook pixel

Bônus!

Obrigado por ler nosso artigo sobre Facebook Pixel! Agora poderá usar o cupom  obrigado25%  e ganhar 25% de desconto na assinatura no plano de hospedagem ou na revenda de hospedagem!

Ouvir o artigo
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat
Fechar Menu