E-mail marcado como spam? Confira as nossas 4 dicas

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E-mail marcado como spam

O ciclo de vida de um assinante no seu programa de e-mail passa por vários estágios, começando quando eles se inscrevem e terminam pela primeira vez quando optam por sair.  Mas o problema poderá começar quando o e-mail marcado como spam. Entender cada um desses estágios é vital para um programa de e-mail bem-sucedido e lucrativo. Em um estudo recente da Lifecycle Metrics Benchmark, foram analisadas diferentes métricas de engajamento para obter uma melhor compreensão de como os assinantes interagem com os profissionais de marketing durante um ciclo de vida típico, especificamente nos primeiros 12 meses.

Falar sobre as primeiras impressões é tudo, por isso foi especialmente interessante ver dados sobre como os assinantes interagem com as mensagens iniciais após a aquisição. Uma métrica que se destaca é a impressionante taxa de leitura da primeira mensagem de uma marca (39%), em comparação com a taxa de leitura média geral de 22% para todos os e-mails.

Isso pode não ser uma grande surpresa, mas é algo que tenho que lembrar constantemente aos profissionais de marketing. Gastar recursos na mensagem de boas vindas e na experiência inicial do assinante realmente pode produzir resultados. É a mensagem que as pessoas provavelmente abrirão e é o que define o cenário para todo o seu programa de e-mail e relacionamento.

Obviamente, ler a sua mensagem é apenas uma parte da equação. Também é importante entender como os inscritos reagem a essa mensagem inicial. A primeira mensagem enviada a um assinante tem uma taxa de reclamação de spam de 4%, em comparação com uma média geral de apenas 0,17% para todos os e-mails. Por isso seu e-mail marcado como spam devido a essa pequena taxa de 4%. Parece pouco, mas é o suficiente para já ter problemas.

Então, por que os assinantes ao verem o primeiro e-mail marcado como spam? Existem várias razões pelas quais isso pode estar acontecendo:

eles não esperavam a mensagem;
eles não sabem quem você é;
o conteúdo não era o que eles esperavam;
eles não sabiam como cancelar a inscrição;
a frequência de mensagens era muito alta

Veja as 4 dicas para garantir que seus e-mails não estejam entre os 4% que recebem reclamações de spam.

 

Personalização

Enviar a mesma mensagem para toda a sua lista é como o marketing de um megafone para quem passa. Não é muito eficaz e é provável que desligue os seus subscritores. Por outro lado, o conteúdo personalizado cria uma experiência personalizada. É como se aproximar de você e dizer: “Oi José, nos conhecemos na semana passada. Eu vi que você gosta de comprar tênis e achou que poderia gostar disso.”

 

Clareza na aquisição

Lembre ao assinante como ele acabou na sua lista, especialmente se ele não se inscreveu diretamente no seu programa de e-mail. Isso deixa as pessoas desconfortáveis ​​quando alguém tem suas informações de contato e elas não se lembram de dar a elas.

 

Definir expectativas

Sua mensagem de boas-vindas deve fornecer algumas informações claras sobre seu programa de e-mail. Qual conteúdo eles deveriam estar esperando? Quais benefícios eles obtêm de ser um assinante? Quantas vezes eles vão ouvir de você? Eles têm alguma opção sobre temas de comunicação ou frequência?

 

Deixe-os ir

Incluir um link de cancelamento, torne-o proeminente e mantenha o processo simples. Uma reclamação de spam é muito pior do que um cancelamento de assinatura, e isso pode prejudicar sua reputação o suficiente para criar problemas de capacidade de entrega para o restante de seus assinantes.

 

Continua com o e-mail marcado como spam? Mesmo após essas dicas? Entre em contato com o webmaster para verificar.

 

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