Como fazer SEO – Otimização Off page

84 / 100

Como fazer SEO?

Você está familiarizado com a otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO. O SEO fora da página refere-se às etapas que você adota fora do seu próprio site para ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa ou nos SERPs.

Se você tem se concentrado muito no SEO on-page, também precisa trabalhar off-page. Mecanismos de busca como Google e Bing procuram sites relevantes e confiáveis ​​para seus usuários. Usar a otimização off-page melhora a percepção do usuário e do mecanismo de pesquisa do seu website. Como isso é feito?

Começa com outros sites de boa reputação, com links para o seu site através do seu conteúdo. Quando sites respeitados vinculam ou promovem seu site, isso confirma que seu site tem conteúdo de qualidade.

A importância do Link Building no SEO

como fazer seo

Pense no link building como o uso do boca a boca para construir uma marca ou negócio. Os mecanismos de busca “rastreiam” sites com bots de indexação. Esses bots extraem informações do site e as indexam com base em sua qualidade de conteúdo.

É assim que eles decidem como os sites são classificados em suas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa. Mas onde os links entram em jogo? Os robôs de rastreamento não apenas analisam a qualidade de um site, mas também rastreiam links.

Os bots vêem o número de links externos apontando para um site. Eles então pegam esses links externos e determinam sua qualidade. Quanto mais links de qualidade, maior será sua classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Pense nesses links de alta qualidade para o seu site como um “voto” de qualidade para os mecanismos de pesquisa.

Textos âncora

como fazer seo

Se você já leu um artigo ou uma postagem de blog on-line, notou os hiperlinks sublinhados em um texto que liga você a outro lugar na Internet. Essas palavras ou frases geralmente azuis são conhecidas como texto âncora.

O texto âncora informa ao usuário e aos mecanismos de pesquisa mais informações sobre o conteúdo encontrado no link. Os motores de busca usam texto âncora para determinar o que seu site é sobre. Infelizmente, você não pode controlar o modo de exibição de outros sites para você ou quais termos eles usarão para o texto âncora a ser vinculado ao seu website.

No entanto, você tem controle sobre o texto âncora que está usando em seu próprio site. Certifique-se de que é útil e relevante para o website ao qual você está vinculando.

Tipos de Textos Âncora

Combinação exata

Se o texto âncora for uma correspondência exata ao assunto ao qual o link se refere, isso é conhecido como texto âncora de correspondência exata. Por exemplo, se usar um link para discutir os tipos de esquemas de links, o texto âncora de correspondência exata seria “esquemas de links”.

Correspondência Parcial

Digamos que o texto âncora use uma forma da palavra-chave ou frase na página vinculada. Isso é conhecido como um texto âncora de correspondência parcial. Por exemplo, usamos “tipos de links” ao criar um link para uma página sobre postagem de convidados.

Marca

Este é simples: um nome de marca usado como o texto âncora para vincular ao website de uma marca. Por exemplo, usando o “Apple” ao fazer o link para a loja on-line da Apple.

Link “Naked”

Em vez de usar uma palavra ou frase específica para cobrir o hiperlink, o próprio link é usado. Por exemplo, www.prnethost.com.br é usado em vez da marca “PR Nethost”.

Genérico

Uma frase de texto âncora genérica geralmente é algo não relacionado à página vinculada. Por exemplo, “Clique aqui” é geralmente uma frase usada.

Imagem

Uma imagem pode ser usada como texto âncora. Para que o Google e outros mecanismos de pesquisa entendam o link, eles usam o texto no atributo alt.

Links de Dofollow vs. Nofollow

Você sabe que os links ajudam na sua estratégia de SEO. Existem dois tipos de links que contribuem para os algoritmos de classificação do Google: links dofollow e nofollow.

Os links Dofollow são links que impulsionam o suco do link SEO para aumentar os rankings de uma página. Estes são necessários para aumentar seus esforços de SEO. Antes de o SEO se tornar o que é hoje, não era incomum que alguns webmasters construíssem websites com o único propósito de criar links. E enquanto isso ainda está em prática (conhecido como técnicas black-hat), graças às atualizações do Google Penguin, essas páginas são classificadas como baixas.

É aí que entram os links nofollow. Os links Nofollow foram desenvolvidos para evitar que os webmasters aproveitem as técnicas de construção de links black-hat. Um link “nofollow” não fornece nenhum link para as classificações de pesquisa de um site e não ajuda a posição de um site nas SERPs. Um link nofollow é criado com uma tag HTML nofollow que se parece com isso:

<a href=”https://prnethost.com.br/site” rel=”nofollow”> Texto Âncora </a>

Essa tag indica aos robôs de rastreamento do mecanismo de pesquisa que nenhum suco de link será passado para o site mencionado.
Quando os SEOs devem usar links nofollow? Há um horário e um lugar para links nofollow, e seu uso mantém seu website dentro das diretrizes do Google. Aqui estão algumas das instâncias que os links nofollow são apropriados:

Links pagos
Comentários do blog ou site
Fóruns de discussão
Conteúdo gerado por usuários
Widgets ou infográficos de outros sites

 

O que é um bom link?

Nem todos os links são criados igualmente. Como o Google está procurando por páginas valiosas com classificação mais alta, a qualidade é mais importante que a quantidade.

Então, o que faz um bom link? Existem dois tipos de links bons – links manuais e naturais. Os links naturais não são adquiridos tão facilmente quanto os outros links. Eles são links criados em outros websites sem que você precise perguntar ao webmaster. Por exemplo, sua página pode estar vinculada a outros sites se seu conteúdo for de alta qualidade. Isso acontece não apenas se seu conteúdo for de alta qualidade, mas se você for bem conhecido em seu nicho ou em outros usuários influentes, perceber seu conteúdo.

Um link manual exige mais trabalho, mas é muito mais fácil de adquirir. Esse tipo de link building é comum e o mais usado dos novos SEOs. Os links manuais são obtidos pedindo a um proprietário de website influente ou de qualidade que faça um link para você. A chave é dar-lhes um motivo para ligar de volta para você. Antes de pedir um link, verifique se você está oferecendo conteúdo valioso para eles. As pessoas que você está pedindo devem ser influentes ou relevantes para o seu setor ou nicho.

Qualquer que seja o tipo de link que você decidir usar, a chave para um bom link é seu patrimônio. Há muitos sinais que provam que um elo é de equidade:

A popularidade de um site de vinculação
A relação entre o site de vinculação e o site sendo vinculado a
Como “novo” o link é
O texto âncora vinculado ao site
Se o site de links é confiável ou não
Quantos outros links a página de links já possui
Autoridade da página de vinculação e seu domínio

 

Cuidado com o Esquema de Links

A essa altura, você está ciente de que a qualidade é fundamental em todo o SEO, e o desenvolvimento de links não é diferente. O Google não tem tolerância para técnicas de black-hat ou esquemas de links. O Google criou um conjunto de diretrizes para webmasters que ele usa para determinar a classificação.

Os esquemas de links são uma violação dessas diretrizes e resultam em punição nas SERPs. O Google define um esquema de links como “quaisquer links destinados a manipular o PageRank ou a classificação de um site nos resultados de pesquisa do Google”.

Aqui estão alguns exemplos que o Google considera esquemas de links:

Trocar dinheiro, mercadorias ou produtos gratuitos em troca de criar links.
Trocas excessivas de links (por exemplo, páginas de parceiros criadas especificamente para trocar links).
Uso excessivo de links de texto âncora ricos em palavras-chave em uma campanha de grande porte ou de marketing.
O uso de programas automatizados para criar links não naturais para o seu site.
Diretórios de baixa qualidade ou sites de marcadores.
Comentários do fórum que incluem links dentro do post ou da assinatura.

O Google recomenda que os webmasters obtenham links naturalmente por meio de conteúdo de qualidade. Eles também aconselham a adição de links nofollow para evitar penalidades.

 

Tipos de Links

como fazer seo

Agora que você está ciente de como a criação de links funciona, vamos entrar nos tipos de links disponíveis para você.

Bookmarking social

O bookmarking social é uma tática de SEO fora da página que se refere a sites que os webmasters usam para compartilhar seu conteúdo. Em termos de SEO off-page, esses tipos de sites são ótimos para expor seu conteúdo a um novo público. Por exemplo, uma pessoa influente em seu setor pode ver seu conteúdo e vinculá-lo a seu website.
Sites de bookmarking social são websites com os quais você já está familiarizado. Aqui estão alguns dos sites sociais mais populares:

Twitter
Pinterest
StumbleUpon
Driblar
Reddit

Veja outra lista abrangente de websites de bookmarking social que se mostraram eficazes.

Postagens Convidadas (Guest Posts)

As postagens dos visitantes são uma ótima maneira de gerar links autênticos. Se você já leu um blog ou um artigo on-line, percebeu que ele inclui uma biografia do autor. Na biografia, o autor adiciona suas informações, juntamente com um link para seu site. Sugira ideias de postagens para pessoas da sua indústria para gerar bons links para o seu site.

Você também perceberá mais tráfego para seu website com essa técnica. Lembre-se de que a postagem de convidado não é autopromoção. Você não está adicionando links ao seu website dentro do conteúdo, apenas a sua biografia do autor.
Procurando mais informações sobre postagem de comentários? O Quick Sprout tem um ótimo recurso para postagem avançada de convidados.

Link Building Quebrado

Links quebrados são encontrados em toda a internet. Os sites e seu conteúdo mudam constantemente, o que significa que os links que funcionavam não podem mais estar ativos. O link building quebrado é uma tática de white-hat que exige que você procure por links quebrados em seu nicho, recrie esse conteúdo e, em seguida, apresente seu novo conteúdo para outro influenciador em seu setor. Em seguida, pergunte se eles gostariam de usar seu novo conteúdo como um link fixo.

Para encontrar links quebrados, você precisará de várias ferramentas para ajudá-lo. Há muitas ferramentas de busca de links quebradas on-line que ajudarão você a começar. Aqui estão alguns dos programas mais populares:

Ahrefs Site Explorer

Check My Links (uma extensão do Google Chrome)

Screaming Frog

Depois de encontrar links quebrados, você precisa determinar qual desses links agregará valor ao seu website e ao webmaster da página de vinculação. Aqui estão algumas coisas a considerar quando você procura links quebrados:

Muitos links externos
Backlinks de spam
Contagem de palavras baixa
Conteúdo de baixo valor
Conteúdo não relacionado ao seu setor

Blogger Outreach

A divulgação do Blogger ou a coleta de links manuais é uma técnica de criação de links. Mas por onde você começa? Existe algum blogueiro dentro do seu setor que você acha que poderia usar seu conteúdo valioso e relevante? Estenda a mão para eles!
Tenha isso em mente antes de enviar o seu discurso:

Mostrar valor: as chances são de que ninguém vai morder seu campo, a menos que você mostre a eles como seu conteúdo é valioso.

Faça uma pesquisa: O envio de e-mails em potencial por e-mail sem qualquer conexão pessoal fará com que seu e-mail seja enviado para a pasta da lixeira. Certifique-se de conectar-se com seu possível contato em um nível pessoal depois de pesquisar sua marca, blog ou website.

Mostre seu melhor trabalho: Este deve ser um acéfalo. Você só tem uma impressão para fazer – não perca sua chance enviando conteúdo medíocre.
Se você não sabe por onde começar, a HubSpot tem ótimos modelos de extensão de e-mail para você começar.

Compra de Links

A compra de links é tentadora, principalmente quando você está começando. No entanto, o processo de compra de links viola diretamente as diretrizes para webmasters do Google. Em vez de comprar links, o Google prefere que os usuários ganhem seus rankings com base na qualidade de suas páginas. Eles aconselham que os usuários comprem publicidade com links para o website do usuário. Mas os anúncios devem passar nas diretrizes para webmasters do Google. Para fazer isso, os webmasters devem adicionar uma tag nofollow ao link. Empresas ou sites legítimos estão em risco com o Google se optarem por comprar links diretamente.

Comentários em Blogs

A maioria dos blogs tem seus comentários definidos para que apenas links nofollow sejam permitidos. No entanto, existem maneiras de contornar isso para obter backlinks valiosos. Por exemplo, em vez de deixar um link para o seu blog ou outra página no final do seu comentário, coloque-o no meio onde ele se encaixa de maneira natural. Usar texto âncora em vez de entrar no site completo ajuda a evitar que seu comentário seja sinalizado como spam.

 

Já leu o nosso artigo:

Tendências de SEO a se observar em 2019

Fechar Menu
shares